As melhores DICAS estão aqui!

Escondidinho de carne moída com batata gratinada: Receita prática e saborosa!

0

O Escondidinho de carne moída com batata gratinada é uma daquelas receitas que deixam todos com água na boca, é prática de fazer e o sabor é simplesmente irresistível, eu tenho certeza que será um sucesso em sua refeição. Confira a lista de ingredientes e o modo de preparo abaixo, não esqueça de enviar o seu feedback pra gente, através dos comentários na nossa página.

Ingredientes:

  • 1 quilograma de batata
  • 1 xícara de leite de vaca
  • 500 gramas de carne moída
  • 100 gramas de bacon picado
  • 200 gramas de queijo em fatias
  • 50 gramas de queijo ralado a gosto
  • 1 cebola picada
  • 1 fio de óleo vegetal ou azeite de oliva
  • noz moscada
  • pimenta do reino
  • sal

Escondidinho de carne moída com batata gratinada

Modo de preparo:

Primeiramente prepare o purê de batatas: descasque as batatas, corte em pedaços e coloque para cozinhar numa panela com água até cobrir e um pouco de sal. Deixe ferver até ficarem macias, depois escorra e amasse com um garfo.

Dica: o tempo que as batatas demoram para cozinhar depende da variedade da batata e do tamanho dela, porém conte cerca de 10 minutos em água fervente.

Em uma panela no fogo médio com um fio de óleo, coloque a batata amassada junto com o leite, um pouco de pimenta, noz moscada e sal. Misture tudo até obter um purê aveludado e desligue o fogo.

Dica: se você gostar do purê de batata mais macio, acrescente um pouco de água do cozimento das batatas ou um pouco mais de leite, quantidade a gosto.

Para o recheio do escondidinho, leve ao fogo uma frigideira funda ou panela com um fio de óleo ou azeite, adicione a cebola e deixe refogar até ficar macia e transparente. Adicione o bacon e deixe fritar por uns 1-2 minutos, mexendo de vez em quando.

Dica: se quiser poderá fritar um pouco de bacon em separado para montar o escondidinho.

Em seguida adicione a carne moída e fique mexendo, para misturar com a cebola, desfazer todos os pedacinhos e conseguir uma carne soltinha. Tempere com sal e pimenta a gosto e desligue o fogo quando a carne mudar de cor, o que significa que está cozinhada.

Dica: enquanto isso, preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto).

Com todos os ingredientes prontos, comece a montar o escondidinho. Poderá fazer isso diretamente numa assadeira untada ou com a ajuda de um aro para empratar, de modo a conseguir uma apresentação mais sofisticada. Comece por espalhar metade do purê de batata e, depois, a carne moída com bacon e cebola.

Por cima da carne coloque as fatias de queijo e, se quiser, um pouco de bacon frito ou mais carne refogada.

Cubra tudo com o restante purê de batata, pressionando bem para obter um escondidinho de carne moída simples e gostoso bem compacto. Polvilhe o queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 10-15 minutos ou até o queijo derreter.

Dica: se estiver preparando seu escondidinho com a ajuda de um aro para empratar, retire-o cuidadosamente antes de levar o escondidinho ao forno.

Confira também: Receita de Couve flor gratinada prática!

Com o queijo bem derretido, seu escondidinho de batata com carne moída está pronto! Sirva em seguida acompanhando com uma salada a seu gosto e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Leave A Reply

Your email address will not be published.